O Torneio Internacional de Lançamentos de Leiria Juventude Vidigalense trouxe até à cidade de Leiria a nata dos lançadores Nacionais e Internacionais, durante este fim de semana de muito sol, 9 e 10 de agosto.
O Centro Nacional de Lançamentos foi o palco de momentos de excelência nas diversas provas, com atletas de várias dezenas de clubes e variadas nacionalidades a responderem à chamada e transformou-se, num palco da festa de Lançamentos. A prova inserida no Circuito de Meetings teve o apoio da ADAL e do Município de Leiria.
Foi sem dúvida o Disco, o rei deste Torneio, com nomes sonantes e muita disputa pelos lugares do pódio. Emanuel Sousa, recordista de Portugal, foi a estrela que mais brilhou nos dois dias, com o melhor lançamento de 60.91 metros, perante Edujose Lima que com mais de 58 metros foi segundo classificado. Na prova Feminina, Irina Rodrigues conseguiu as suas melhores marcas do ano, no primeiro e segundo dia, com o melhor lançamento a alcançar 63 metros, a cerca de 1,5 metros da marca de qualificação direta para os Mundiais de Tóquio 2025. Melina Michon, de França, foi segunda com o seu engenho a alcançar cerca de 60 metros.
A primeira jornada desta competição iniciou-se no sábado, e no Martelo, na Elite, a espanhola Laura Mora lançou o engenho a mais de 63 metros, seguida de Mariana Pestana, do GD Estreito. Nas Sub-20, Khushboo Sehrawat venceu com um lançamento perto dos 50 metros.
Ben Jones, da Grã-Bretanha, venceu o Dardo com 62 metros e em Sub-20 foi Guilherme Velez, do AJJ, o melhor.
Lafaete Saraiva, do Sporting CP, lançou o Peso mais longe no primeiro dia, em Sub-20.
Destaque para o Martelo, com Kevin Almeida, do CAICS, a ultrapassar os 73 metros e em Sub-20 Nikita Myroshnyk, alcançou perto dos 60 metros.
Emanuel Sousa e Henrique Gavina lançaram o Disco mais longe, na Elite e em Sub-20, respectivamente. Este último venceu também o concurso do Peso, no seu escalão, e na Elite Tomás Rodrigues destacou-se. Irina Rodrigues, actual Campeã Nacional foi a estrela da competição no Disco com um melhor lançamento perto dos 62 metros, nesse primeiro dia.
Da ADAL destaque para o Dardo onde Rúben Santos, da JV, foi terceiro com um lançamento de 56 metros. Nikita Miroshnyk é um caso sério nos lançamentos. O atleta tem evoluído a olhos vistos e Henrique Gavina é também uma das apostas ganhas do clube organizador. Tomás Rodrigues, no Peso e Raquel Gomes, que lançou o Disco a quase 50 metros são excelentes atletas que deram nas vistas nesta competição.
Na manhã do segundo dia, no escalão de Sub-18, de ressalvar a prestação de Adarlene Binta, do Sporting CP, no Disco e Diogo Sousa, do CAP, com 55.08 metros, no Dardo. A atleta ainda Sub-16 foi ainda vencedora no Peso e conseguiu a melhor marca portuguesa desse escalão, com 14 metros.
Da ADAL, destaque para Sofia Chemyrys, que lançou o Dardo a mais de 34 metros e Helena Teixeira, o Martelo a 40 metros. Nikita Miroshnyk voltou a brilhar desta vez no seu escalão, onde alcançou 65 metros.
No Martelo, na Elite, Michael Anasrasakis, do Eirense, lançou 72 metros. Kevin Almeida, do CAICS, e JaCK Paget, de Inglaterra, também ascenderam aos 70 metros.
Laura Mora, de Espanha, venceu o Martelo Feminino com 64 metros.
No Dardo, Ben Jones lançou 60 metros.
No Peso, Lafaete Saraiva, venceu em Femininos e Tomás Rodrigues, em Masculinos.
Foram dois dias impregnados de garra e superação que aqueceram ainda mais o CNL.
Subiram ao pódio da competição atletas que nos habituámos a ver em grandes competições e Leiria recebeu estas potências dos Lançamentos, na sua 31 edição, de abraços abertos. Parabéns pelo sucesso
alcançado e a que nos foram habituando. Esperamos a próxima edição. Até lá!
Resultados.
A ADAL
2025-08-11