Sob um bonito dia de sol intenso e o Mosteiro de Nossa Senhora da Vitória como pano de fundo, a Vila da Batalha recebeu com entusiasmo e palmas mais uma edição do Grande Prémio Mestre de Avis, Caminhada homónima e a XVI Edição da Prova de Atletismo Batalha Jovem.
Os eventos solidários, a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Batalha, e integrados nas suas Festas, foram organizados pelo Município, com o apoio da ADAL, e decorreram na manhã desta sexta-feira, 15 de agosto.
Como manda a tradição, o som de partida deu-se com a buzina a soar no Campo Militar onde há precisamente 640 anos, o exército Português liderado pelo Mestre de Avis e pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira venceram as forças castelhanas e consolidaram a independência do nosso País, abrindo a Dinastia de Avis. Três centenas de atletas desafiaram campos com vários desníveis e estradas, num percurso de rara beleza e depois de 7.3 quilómetros cortaram a meta na Praça Mousinho de Albuquerque, onde público, familiares e apoiantes os aguardavam. Nem 22 minutos tinham passado, já Ricardo Fonseca, do Thomar Atlhetics fazia a sua aparição para vencer esta edição da prova e retirar alguns segundos ao registo do vencedor do ano anterior. No seu encalço, Said Ameqrane, do GDRC Ponterrolense, que deu luta e cortou a meta treze segundos após o vencedor, a um segundo dos 22 minutos, foi o segundo classificado.
Cláudio Rodrigues, da CDAJS, foi o vencedor no escalão M40 e terceiro classificado da classificação geral, com um minuto e vinte incrementado ao tempo anterior. Sérgio Junqueira, do CPR A-do-Barbas, venceu no escalão M45 e foi o quarto atleta a cortar a meta, com mais alguns segundos de prova e o terceiro atleta Sénior, quinto, foi Hugo Rodrigues, do CF Os Belenenses, com dez segundos de diferença do atleta anterior.
Ana Ferreira, do Sporting CP, fez uma prova rapidíssima e cortou a meta na oitava posição geral, com o registo de 28.23. Patrícia Carreira, do CD Espite, subiu uma posição em relação à edição anterior, terminando a prova em segundo lugar, com um registo de alguns segundos depois dos 27 minutos e Mafalda Martinho, do Gou RB, foi a terceira com mais um minuto.
A caminhada, com uma dificuldade moderada, trouxe aos caminhantes 6 quilómetros de beleza, com os guias a servirem de referência, após a partida simultânea com a corrida e uma chegada também apoteótica para quem desafiou o calor e se aventurou nesta actividade.
A Prova Jovem iniciou-se bem cedo e levou até à Zona Desportiva da Batalha, junto aos Campos de Ténis, várias dezenas de atletas dos escalões de formação, de Sub-10 a Sub-18, que competiram nas suas provas com entusiasmo, diversão e muita garra. Os pequenos atletas, dos escalões Sub-10 e Sub-12, completaram uma volta ao percurso, com 0,5 km. Mariana Pinto, do CPRAB, escalão Sub-10, e Laura Alves, do Best, do Sub-12, foram as mais rápidas. Em Masculinos, Matias Brígido, do CCRD Arrimal cortou a meta na primeira posição.
No escalão seguinte, a volta à pista, deu a vitória a Salvador Ribeiro, do CCRD Arrimal e Eva Cardoso, do Fátima ET. Matilde Fernandes, do CP Alcanena e Miguel Silva, do Best, foram os primeiros a percorrer o quilómetros, no escalão Sub-16. No escalão seguinte, Sub-18, Mariana Isidro, do Sporting CP e Tiago Francisco, de Os Ingleses, subiram ao lugar mais alto do pódio.
A nível coletivo, a pontuação foi renhida, o CPR A-do-Barbas superiorizou-se e foi a equipa vencedora com 30 pontos, seguida do CCR Arrimal, com 43 pontos e a fechar o pódio, classificou-se a equipa do ID Vieirense, que somou 82 pontos.
A emblemática prova que leva a esta bonita Vila Portuguesa teve nesta edição, mais um percurso de sucesso e atrai cada vez mais atletas. Parabéns pela excelente organização deste evento, até para o ano!
Resultados:http://live.recordepessoal.pt/?f=provadeatletismomestredeavis2025
A ADAL
2025-08-15