Estratégia, espírito de equipa, inovação e precisão foram as palavras de ordem implementadas no Dynamic New Athletics (DNA) Clash of Clubs, que se disputou em quatro jornadas, durante este fim de semana 20 e 21 de setembro.
O estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, voltou a ser palco de uma grande competição internacional que uniu European Athletics, Federação Portuguesa de Atletismo e Juventude Vidigalense, numa organização ímpar, com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município de Leiria.
O evento que teve a primeira edição em Espanha, a seguinte em Roma e as duas últimas em Pombal, apresentou-se como uma revolução na forma de praticar e viver o atletismo e envolveu todos os participantes numa nova abordagem para atrair público e atletas mais jovens, com todo o enredo a ser acompanhado ao segundo, nas redes sociais.
Foi num ambiente de muito entusiasmo, garra e competição saudável, que ao longo desta 4 ª edição do DNA Clubs 2025, atletas, treinadores, público e apoiantes, desfrutaram de momentos de grande emoção e alta qualidade desportiva.
Dez equipas mistas, oriundas de 9 países, AK Skoda Plzen da Chéquia, Atletismo Alcorcon de Espanha, SK Elite Sport da Estónia, Atletisme Metz Métropole por França, Blackheat e Bromley pela Grã Bretanha, Ratoath A.C. da Irlanda, Rieti 26 de Itália, Juventude Vidigalense e Sporting Clube de Portugal pelas terras lusas e LG Oberthurgau pela Suíça, disputaram ponto a ponto, os segundos de vantagem que demonstraram ser fundamentais no final da competição.
As equipas, compostas por atletas dos escalões Sub-18 e Sub-20, deram o tudo por tudo, colocando o foco na tática e estratégia e viveram um fim de semana de uma competição internacional sem igual, no Atletismo Europeu. Este conceito inovador, em formato de dueto atleta-treinador no papel principal, veio revolucionar o Atletismo como o conhecíamos até aqui e desenrolou-se em confrontos de 5 equipas e duas finais, A e B, numa sequência de eventos dinâmicos, com um único concurso a decorrer a cada momento. Corridas, lançamentos e saltos, disputaram-se em 12 provas em cada jornada, para culminaram na Estafeta de Perseguição, a "Hunt", que decidiu o vencedor.
O primeiro dia de apuramentos catapultou as três melhores equipas dos dois apuramentos para a final A no segundo dia de provas, e as classificadas nas posições seguintes para a final B.
Pelo clube Leiriense, com alguns estreantes em competições internacionais, estiveram, numa performance excelente, Alessandra Santos, António Vasconcelos, Diogo Ramalho, Eduardo Camacho, Ernesto Rodrigues, Leonor Ascenso, Maria Manaça, Marta Feliciano, Miguel Costa, Nuno Cordeiro, Pedro Marcelino, Petra Dumont, Petra Viana, Salvador Oliveira, Sofia Chemyrys e Sofia Santos. Os atletas completaram as provas com muita garra, força de vontade e superação, atitudes já lhes conhecemos nos palcos desportivos. Com óptimos resultados em alguns duelos e outros um pouco mais modestos, a equipa da JV passou à fase final B.
Foi em ambiente de festa que terminou a longa jornada, com o apoio fervoroso dos adeptos à sua equipa, na Hunt, e momentos depois com os clubes vencedores a subirem ao pódio. Já ao cair do pano, ouviu-se "Fratelli D Italia", o hino italiano, cantado a plenos pulmões no lugar mais alto do pódio, com os atletas da Chéquia à sua direita na segunda posição e os Irlandeses à esquerda, na terceira. Por Portugal, o SCP classificou-se na quarta posição, a escassos segundos da terceira melhor equipa, depois de muitos duelos com as melhores classificações. A equipa anfitriã, a Juventude Vidigalense, terminou a competição no décimo lugar.
Este DNA U20, que envolveu muitos meios humanos, superou todas as expectativas dos praticantes e apoiantes, resultado de uma excelente organização, como vem sendo apanágio da Juventude Vidigalense, decorrente da vasta experiência na preparação de grandes eventos nacionais e internacionais. O espectáculo de alegria, cor, festa e resultados desportivos de alta categoria, que se viveu na cidade Leiriense, merece divulgação por toda a Europa, para uma aposta forte neste modelo de competição jovem da modalidade mais completa e diversificada do mundo desportivo.
A ADAL agradece a todos os envolvidos na preparação e organização deste evento. O trabalho de cada um permitiu o distinto sucesso do grupo. Muito obrigada a todos!
A ADAL
2025-09-22

