Amanheceu cedo para as duas centena de atletas que se desafiaram a percorrer uma das duas distâncias, 13 km ou 21 km, na 9° Edição do Cross Trail de A-do-Barbas. A prova decorreu na manhã deste domingo, feriado de Implantação da República, com partidas e chegadas junto à sede do CPR A-do-Barbas. Ao sinal de partida da maior distância, pelas 9 horas, quase uma centena de atletas partiram com garra e espírito de missão. Meia hora depois partiram os restantes atletas para uma distância menor. Os caminhantes foram os últimos a sair para cumprirem 9 km. O sol e o público presente, para apoiar os atletas, aqueceram o ambiente que só por si já era de companheirismo, alegria e desportivismo.
Foi renhida a prova de menor distância, os 13 km. Depois de um percurso acidentado, foi David Pereira, atleta da casa, que terminou a prova na primeira posição, com 9 segundos de avanço sobre o segundo classificado e um registo de 01:17.39. O atleta, do escalão Sub-20, terminou a prova a um bom ritmo, deixando Alexis Rocha, do ID Vieirense, no segundo posto com o registo de 01:17.48. No seu encalço e terminando na terceira posição, cortou a meta Hugo Horta, do GAU Bajouca. Com um segundo mais de tempo de prova, o atleta Bajouquense não conseguiu alcançar o adversário e terminou a prova visivelmente consternado.
Adriana Coelho, do ID Vieirense, cortou a meta na primeira 14° posição da geral e 1° posição feminina, com 01:30.36 e um avanço considerável sobre Lina Santos, do SISMARIA. A segunda atleta que mostrou estar em boa forma física terminou a prova em 01:32.43, com vários minutos de avanço sobre Nélia Pedrosa, do Bairro dos Anjos, que foi terceira com 01:38.52 de tempo de prova.
Na maior distância, venceu Rafael Matias, do Vilaventura T, com 02:01.47, quase passando despercebido no meio da chegada dos atletas da corrida mais curta. Com um avanço de cerca de meio minuto sobre Joel Silva, do ADR Mata, que fez a sua prova em 02:02.19, os atletas não tiveram de esperar muito até que Luís Campino, do GA Caranguejeira, surgisse ao fundo da recta da meta, com 02:02.43, de prova.
Em Femininos, Rita Brásio, de os Tolinhos, foi a mais rápida com um registo de 02:38.35 e larga distância para Ana Filipa, do AC S Mamede, que foi a segunda classificada com 02:43.09. Ana Margarida, do CD o Alvitejo, fechou o pódio com mais sete minutos, 02:50.31.
Na menor distância subiram ao pódio, ID Vieirense, a equipa da casa e GAU Bajouca, em primeiro, segundo e terceiros lugares, respectivamente. Nos 21 km, BB RunTeam foi a melhor equipa, ADR Mata, a segunda e AC Vermoil, a terceira, com classificações muito aproximadas.
Este Trail, a abrir a época e a contar para o Circuito de Trail da ADAL tornou-se já uma referência entre os Trails da ADAL, pela sua excelente organização, pelo seu duro e bonito percurso e conta já com muitos participantes.
Parabéns ao CPR A-do-Barbas por mais uma edição de sucesso desta prova. Até à proxima!
Resultados:http://live.recordepessoal.pt/?f=9edicaocrosstraila-do-barbas
A ADAL
2025-10-05

.png)