Alexandre Sousa foi o padrinho da 34° edição do Grande Prémio de A-do-Barbas, que se realizou nessa localidade da Maceira, nesta segunda-feira, feriado 8 de dezembro, como vem sendo tradição.
A prova foi organizada pelo Centro Popular e Recreativo A-do-Barbas, em co-organização com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria e colaboração da Câmara Municipal de Leiria e da Junta de Freguesia da Maceira. Logo pela manhã, o Grande Prémio trouxe centenas de crianças para a estrada para competirem na Prova Jovem. O tiro de partida deu início aos 0.6 km para Benjamins A Femininos, seguido das restantes provas desta Corrida. Os jovens atletas percorreram, com garra, determinação e muito incentivo de uma enorme massa de público, as ruas de A-do-Barbas.
Os vencedores das provas foram, em Benjamins A, Carolina Brito, do CPRAB, e David Paraíso, da JV.
Em Benjamins B, num percurso de 900 metros,
Diana Pires e Pedro Calaixo, atletas da JV,
foram os mais rápidos.
Laura Valinho, do CPRAB e Tomás Baço, do CPPEA, venceram em Infantis, depois de 1.3 km percorridos.
Alícia Ruivo, do CA Nazaré e Ivan Silva, atleta da casa, foram os vencedores em Iniciados, numa distância de 2.2 km. Os Juvenis mais rápidos, nos 3.2 Km, foram Petra Azevedo, do CA Nazaré e Miguel Ferreira, do Clube organizador.
Antes da partida da prova rainha, os pequeninos do escalão de Bambis, percorreram 100 metros, sob o olhar orgulhoso dos familiares e público.
As equipas que subiram ao pódio, nesta Prova Jovem, foram a equipa da casa, o CPR A-do-Barbas ao lugar mais alto, renovando o título, seguido do CA Marinha Grande, que foi segundo e da J Vidigalense que arrecadou o terceiro lugar.
De seguida, começaram a sua corrida as duas centenas de atletas que percorreram os 10 km, na Prova Principal, que entrou no Circuito de Meio Fundo da ADAL. Num ambiente animado, os atletas percorreram a distância pelas ruas da Freguesia da Maceira, com começo e término junto à sede do CPR A-do- Barbas. O primeiro lugar foi para Leonardo Jacinto, da J Vidigalense, que tinha sido segundo na edição anterior, com um registo de 00:33.04. Com apenas 20 segundos de diferença, Filipe Correia, do Fátima TT, cortou a meta na segunda posição, com 00:33.27, e Valter Costa, do CA Marinha Grande, que tinha vencido a edição anterior, foi terceiro classificado, com 00:34.03 de prova.
Em Femininos, as mais rápidas a cortar a meta foram Emília Pisoeiro, do CD Espite, e Alexandra Oliveira, do CS Marítimo, que passaram a despique a meta volante e terminaram a prova em 00:35.48 e 00:36.32, respectivamente.
Ana Bonifácio, do clube da casa, foi a terceira classificada, com 00:39.21 descendo um lugar em relação ao ano transacto.
Por equipas, o ID Vieirense foi a vencedora, o GAUB, foi a segunda e o AC a Vermoil, terceira.
O Grande Prémio de A-do-Barbas terminou com reforço no final da prova, para atletas da Prova Principal, como habitual, um bonito momento de convívio neste evento que é já veterano nos Grandes Prémios da nossa Associação. Seguiu-se uma animada entrega de prémios.
Parabéns, por mais um ano de sucesso desta Competição e que é uma paragem obrigatória nas provas de 10 km. Até para o ano!
Resultados:https://www.adal.pt/pdf/2019-2020/resultados/2025-12-08comunicado.pdf
A ADAL
2025-12-08

