Nove medalhas, duas de ouro, três de prata e quatro de bronze e dois pódios coletivos, um de prata e um de bronze, foram as conquistas dos atletas da ADAL, que competiram no Campeonato Nacional de Sub-20 Pista Curta, em Braga, neste fim de semana 21 e 22 de fevereiro. O evento, que colocou os jovens atletas em evidência, contou com a participação de trinta e três atletas da nossa Associação, representando de cinco clubes, AC Batalha, CA Marinha Grande, J Vidigalense, Leiria MA e NDA Pombal.
João Matos, atleta do GD Pedreiras, do escalão Sub-18, voltou a ser uma das estrelas que mais brilhou. No Salto com Vara, deu luta até ao fim a Denis Hrabar e terminou com a fasquia à mesma altura do vencedor, na segunda posição. Os 4.63 metros alcançados demonstram o momento de ouro que o atleta atravessa. Surge numa contínua fase de ascensão e somou mais uma medalha, esta de ouro, ao bater o seu Recorde Nacional, no Triplo Salto, com 15.10 metros, somando a este feito à obtenção de marca para os Campeonatos Europeus de Sub-18, que se realizarão em julho, em Itália.
David Ferreira, da J Vidigalense, marchou para o título de Campeão Nacional e com um expressivo Recorde Pessoal, cerca de meio minuto, terminou as quinze voltas em 21.40.67.
Matilde Angélico, do CA Marinha Grande, marchou para a prata, com um recorde pessoal, baixando dos 14 minutos, terminando os 3000 metros em 13.58.40.
Matilde Silva, foi a segunda melhor Portuguesa no Salto com Vara, igualando o seu recorde pessoal, com a fasquia a 3.10 metros.
Alice Varino, do GR Pedreiras, tinha já arrecadado uma medalha de bronze, em Provas Combinadas com 2951 pontos.
António Vasconcelos, da JV, correu rapidíssimo os 200 metros em 22.49.
Maria Manaça, atleta da JV, foi a terceira uma semana após se sagrar Vice-campeã nos Campeonatos de Sub-18, desta feita com 3 metros.
Salvador Oliveira, da JV, saltou para o bronze, no Comprimento, com o seu último ensaio, a valer 6.83 metros.
A Juventude Vidigalense voltou a evidenciar-se, trazendo o trabalho, o esforço e a dedicação empenhados a estes Campeonatos. A equipa feminina sagrou-se Vice-campeã Nacional e a Masculina subiu ao pódio na terceira posição.
Num momento particularmente difícil para atletas, treinadores e clubes que se viram privados das suas rotinas de treinos, o Atletismo dos nossos clubes está em alto plano. Parabéns a todos, atletas, treinadores e clubes!
Resultados:https://fpacompeticoes.pt/5700/competicao
A ADAL
2026-02-22

