A freguesia de Vermoil voltou a viver um dia de festa com a realização da 30.ª edição da Dupla-Légua de Vermoil, organizada pelo Atlético Clube de Vermoil com o apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
O evento reuniu centenas de atletas de diferentes escalões dos Benjamins aos Veteranos num percurso exigente, marcado pelo esforço, superação e espírito desportivo.
Nos escalões de formação, David Alves da Juventude Vidigalense venceu entre os Sub-10 masculinos, enquanto Ana Silva do HM Training Group de Sangalhos triunfou no setor feminino.
Nos Sub-12, destaque para Davi Silva e Leonor Cardoso, ambos do HM Training Group de Sangalhos, que subiram ao lugar mais alto do pódio.
Nos Sub-14, o pódio masculino foi dominado pelo Núcleo do Desporto Amador de Pombal, com Santiago Ponte a conquistar o primeiro lugar. No setor feminino, Renata Monteiro da Juventude Vidigalense destacou-se ao garantir a vitória numa corrida muito disputada.
Nos Sub-16, o CPR A do Barbas brilhou com uma dobradinha masculina, protagonizada por Ivan Silva e Alexander Matsyuk, que cortaram a meta em 6:30 e 6:36, respetivamente. Entre as femininas, Rafaella Castro do HM Training Group de Sangalhos venceu em 7:25, seguida da sua colega de equipa Letícia Muniz.
Nos Sub-18, o domínio pertenceu ao NDAP, com Dinis Marques a vencer em 7:59 minutos, seguido de Fernando Alves do HM Training Group de Sangalhos, com a marca de 8:12 e Miguel Ferreira do CPR A do Barbas a registar 8:18.
No setor feminino, Matilde Angélico do Clube de Atletismo de Marinha Grande foi a mais rápida, com 9:36, à frente de Petra Azevedo do CA Nazaré com a marca de 9:55 e Gabriela Oliveira do Industrial Desportivo Vieirense.
Na prova principal, Leonardo Jacinto da Juventude Vidigalense foi o grande vencedor da Dupla-Légua, terminando em 33:04. Tiago Madureira do ADCP Pedralva foi segundo com 33:12, e André da Juventude Vidigalense completou o pódio com 33:22.
No setor feminino, a vitória sorriu a Emília Pisoeiro atleta individual), com 00:36:06, seguida de Alexandra Oliveira do CS Marítimo, com 38:01 e Adriana Coelho do Industrial Desportivo Vieirense, terceira classificada com 41:53.
Coletivamente, o ADCP Pedralva sagrou-se vencedor com 46 pontos, seguido do GDRC Unidos (52) e do AC Vermoil (81).
A Dupla-Légua de Vermoil voltou a provar que é muito mais do que uma corrida é um verdadeiro encontro de gerações e de comunidade, com muito público a apoiar os atletas ao longo do percurso.
E, como manda a tradição, no final não faltou o caldo verde e a carne grelhada, servidos num ambiente de amizade e celebração, encerrando da melhor forma mais uma edição histórica de uma prova que é já símbolo do atletismo popular no distrito de Leiria.
Resultados:http://live.recordepessoal.pt/?f=30dupla-leguadevermoil
A ADAL
2025-11-02

